Na área da saúde, uma das formas de controle de contaminação consiste na esterilização de diversos materiais. A NBR ISO 17665-1 estabelece que, esterilização consiste em um processo válido, usado para tornar um produto livre de microrganismos viáveis.
E para realizar este processo é necessário utilizar um Sistema de Barreira Estéril, também conhecido como embalagem. De acordo com a NBR ISO 11607-1, as embalagens devem seguir requisitos específicos. Dentre eles, prevenir a entrada de microrganismos e permitir uma apresentação asséptica do produto no seu ponto de uso.
Existem métodos de esterilização variados, como por exemplo: A vapor, Óxido de Etileno (ETO), Plasma de Peróxido de Hidrogênio (PPH), Irradiação Gama, dentre outros. Deste modo, existem também diferentes tipos de embalagens, sendo específicas à cada método. Para selecionar a embalagem mais adequada à cada processo, faz-se necessário analisar diversos fatores, como o próprio método de esterilização, o tipo e tamanho do material etc
Confira as embalagens disponíveis no portfólio Sterilex!