Sendo a primeira etapa nos processos de desinfecção e esterilização, o processo de limpeza é crucial, pois reduz consideravelmente a carga microbiana de artigos, equipamentos, superfícies etc. Dependendo do material, é nesta etapa que são extraídos os contaminantes orgânicos como fluídos biológicos (sangue e endotoxinas) e resíduos inorgânicos.
A efetividade da limpeza demanda um grande desafio na área da saúde, pois o processo possui vários fatores interdependentes. No caso dos Produtos Para Saúde (PPS), por exemplo, a qualidade da água, bem como dos agentes e acessórios utilizados para a limpeza, o manuseio e a preparação dos materiais, o tipo de método empregado (manual ou mecânico), o enxágue e a secagem do material, a configuração da carga para os ciclos nos equipamentos mecânicos e muitos outros estão presentes
Além dos fatores citados acima, faz-se necessário um controle assíduo de todo o processo, que deve partir da atuação dos profissionais de saúde. E para auxiliar, confira abaixo alguns dos itens utilizados na etapa da limpeza!