Clique nas imagens para ampliar
Na área da saúde é muito comum encontrar diversos riscos à saúde para quem frequenta o estabelecimento – tanto profissionais da saúde quanto pacientes e visitantes. Entre esses riscos há os químicos, os físicos e os biológicos e por isso são necessárias ações preventivas para evitar a transmissão de microrganismos nocivos. Uma das medidas preventivas consiste na segurança biológica hospitalar, que tem como objetivo auxiliar na prevenção da contaminação.
Segurança biológica hospitalar, Basicamente, o risco biológico é considerado existente quando há microrganismos capazes de provocar doenças ao ser humano, como vírus, bactérias, parasitas e fungos, entre outros. As pessoas, em grande parte do tempo, estão expostas a esses microrganismos – sendo o ambiente hospitalar um dos principais locais onde medidas de segurança biológica hospitalar devem ser colocadas em prática constantemente.
IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE SEGURANÇA BIOLÓGICA HOSPITALAR
Os riscos estão diretamente relacionados à exposição a materiais biológicos potencialmente contaminados, como fluidos corporais, materiais ou superfícies contaminadas. O estabelecimento de saúde, junto com gestores e demais responsáveis, deve estar sempre ciente desses riscos e, portanto, implementar regularmente normas para segurança biológica hospitalar.
Existem diversas normas feitas e continuamente renovadas, além de condutas impostas pela segurança biológica hospitalar, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação nesse ambiente, além de incentivar a prevenção.
Entre as condutas básicas que compõem a segurança biológica hospitalar estão:
- utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo de alta importância para médicos, enfermeiros e demais profissionais do local;
- materiais como agulhas ou perfurantes, com risco de contaminação, devem ser manuseados somente nos locais indicados e, após utilização, serem descartados de forma adequada;
- higienizações com periodicidade a ser estipulada de acordo com as Normas da Instituição, além da limpeza nos objetos de uso comum e materiais individuais para proteção.
Além destas medidas e práticas que devem ser tomadas e monitoradas com rigor em hospitais e clínicas médicas, o uso de ferramentas e materiais de uso único também é muito importante, pois auxilia na diminuição de contaminação, na prevenção de doenças e na promoção da segurança biológica hospitalar, incentivando boas práticas.
ESPECIALISTA EM PRODUTOS PARA ESTERILIZAÇÃO E SEGURANÇA BIOLÓGICA
A Sterilex é especializada em serviços e produtos específicos destinados ao controle de contaminação em áreas hospitalares e farmacêuticas. A empresa distribui produtos, equipamentos e dispositivos para ambientes hospitalares para todo o Brasil, além de produtos de esterilização que atendem às indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica, entre outras.
Para saber mais sobre Segurança biológica hospitalar
Ligue para 31 3241-6078 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!